FOGO

FOGO | A descoberta que revolucionou a vida

 

Na pré-história o homem primitivo obtia o fogo através da manifestação da natureza!  O fogo, nesta época, era gerado através de raios que acertavam nas árvores.

Mais tarde, o homem primitivo começou a desenvolver técnicas para obter o fogo usando pedras e a agricultura. Com o fogo, a noite já não era tão perigosa e diminuía assim a necessidade de se esconder ou lutar.

Até o século XIX o fogo era usado como principal meio de iluminação, utilizando óleo de baleia e outros materiais para manter postes de iluminação pública e lampiões acesos.

O primeiro combustível empregado como fonte de energia para alimentar o fogo, foi a gordura animal. A gordura animal era armazenada em recipientes como chifres de

animais, conchas marinhas e pedras que tinham cavidades naturais, estes artefactos eram chamados de “lucernas” e foram utilizados por muito tempo como forma de iluminação.

O Homem evoluiu e reparou que o barro que ficava em volta do fogo endurecia, passou assim a moldar barro e substituir as pesadas lucernas de pedra por recipientes em barro. Mais tarde, depois do domínio dos metais, surgiram as lucernas metálicas, que com o tempo inspiraram a criação de velas.

Outra forma muito utilizada de iluminação foi a tocha, forma de transportar iluminação e fogo, principalmente em áreas públicas.

Durante anos, outros artefactos foram criados para armazenar fogo, outros foram inventados, porém, nenhuma invenção se deu como revolucionária. Até que, em 1783 o suíço Pierre Argand, desenvolveu a lâmpada de dupla corrente de ar. Era composta por um pavio inserido no interior de uma chaminé de vidro, por onde passava uma corrente de ar ascendente que auxiliava a combustão, produzindo uma chama estável, de forte intensidade e sem muito fumo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s